Há dois tipos de crítica: a destrutiva e a construtiva. Devemos aprender com as duas.
Uma crítica é destrutiva quando tem por finalidade desestruturar, ferir, magoar ou desorientar. É uma arma muito utilizada por pessoas presas aos processos de inveja, ciúme e maldade. Há pessoas que ainda não descobriram a presença de Deus em si e no próximo.
Mesmo nesses casos, ouça atentamente a crítica. Lembre-se de que alguém, na tentativa de magoá-lo, pode, ainda assim, dizer-lhe uma ver dade. Seus oponentes podem ser pessoas inteligentes, e a crítica, apesar de maldosa, conter ele mentos verdadeiros.
Concentre-se naquilo que a crítica pode trazer de bom e não na intenção maldosa de quem o critica de maneira destrutiva. Pessoas superiores reagem de maneira superior!
Uma crítica é construtiva quando tem por finalidade contribuir com nosso aperfeiçoamento. Nesse caso, quem o está criticando vai sempre lhe apontar uma deficiência (fraqueza) ou falta de eficiência (uma força que não está sendo plena ou corretamente utilizada).
Diante de críticas construtivas, o procedi mento é simples. Ouça com toda a atenção, independentemente de suas impressões e julgamentos com relação ao autor da crítica.
Seja grato às críticas construtivas: elas são sempre um convite ao aperfeiçoamento e um poderoso remédio contra a vaidade.
Em algumas situações, uma crítica construtiva poderá vir em péssima “embalagem" - muitas pessoas não sabem escolher a melhor maneira e o melhor momento para dizer as coisas. Preste mais atenção ao conteúdo da crítica que em sua forma.
Quem se mantém aberto a críticas recebe mais apoio, feedback e orientação e cresce mais rápido!
A palavra "ética" deriva da forma grega ethos, que significa caráter. Embora existam várias abordagens para ética, sua prática estabelece as atitudes que correspondem ao bem para o indivíduo e para a sociedade.
O código de ética de uma sociedade ou de uma empresa estabelece a natureza dos deveres no relacionamento entre os indivíduos e a sociedade.
O não cumprimento do código de ética pode resultar em sanções aplicadas pela empresa ou entidade profissional, como demissão, destituição, censura pública e suspensão temporária ou definitiva do direito de exercer a profissão.
O código de ética de uma empresa define sua maneira de ser e o conjunto de atitudes esperadas para todos seus colaboradores.
Alguns valores éticos imprescindíveis nas
empresas:
• Lealdade
• Transparência
• Responsabilidade
• Honestidade
Sigilo
• Prudência
Compreensão
Imparcialidade
Solidariedade
Respeito
• Integridade
Comprometimento
A conduta ética é uma expressão do caráter do indivíduo e, portanto, é de alta relevância em sua avaliação, sobrepondo-se a suas competências téc nicas. Profissionais éticos possuem, em seu caráter e histórico de carreira, seu maior patrimônio.
Quando vivemos de maneira ética, somos sempre os principais beneficiados, pois nossa vida estará pautada em princípios nobres e experiências altamente significativas. Na ausência de ética, nenhuma "conquista" vale a pena. A ética nos concede o merecimento da vitória!